(41) 99695.0188 (41) 99695-0188 Atendimento

Saiba tudo sobre as gorduras na culinária

Escrito Por: Andrea Follador Publicado em: Pâtissèrie Dicas Data de Criação: 26/11/2017 Comentários: 0

Ingrediente é essencial para diversas receitas e tem benefícios a saúde

As gorduras pertencem a um grupo de substâncias chamadas lipídios e podem ter a forma líquida ou sólida. Todas são combinações de ácidos graxos saturados e insaturados. Essas gorduras, fornecem os ácidos graxos essenciais, que não são elaborados pelo corpo e precisam ser obtidos por meio dos alimentos. A gordura ajuda na absorção e transporte das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K através da corrente sanguínea.

Na culinária, a finalidade da gordura é aumentar a incorporação de ar à massa, além de ajudar na retenção da umidade do bolo.

Tipos de Gorduras:

  • Manteiga: Ela é usada principalmente na confeitaria, isso porque, ela melhora o sabor e a maciez da massa. Deve-se armazená-la sob refrigeração, para evitar a rápida deterioração ou até a rancificação do produto. Na maioria das receitas manteiga é utilizada à temperatura ambiente para facilitar a incorporação na massa. Sempre é utilizada a manteiga sem sal.
  • Gordura vegetal: é empregada em algumas massas na panificação, em razão da facilidade de trabalho (plasticidade), estocagem e custo.  /  não recomendado devido a polimerização.  (Alta plasticidade sendo altamente prejudicial a saúde)
  • Margarina: É muito polimerizada, ou seja, tem alta plasticidade, péssima para o organismo, e não deve jamais ser utilizada na confeitaria, nem em casa e sim manteiga.   (plasticidade), estocagem e custo.  /  não recomendado devido a polimerização.  (Alta plasticidade sendo altamente prejudicial a saúde)

Deixe um comentário

Captcha